Departamento Doutrinário
Departamento Doutrinário de um Centro Espírita está divido em diferentes partes à seguir
-
Reunião Doutrinária
Reunião basilar de um Centro Espírita é constituída de um Coordernador, Palestrantes e Passistas. A reunião inicia com a palestra que tem por objetivo consolar e instruir os participantes. No término da reunião é oferecido o passe facultativo.
O Coordenador abre a reunião dando as boas vindas pedindo para que pessoas adrede estabelecidas façam a leitura inicial e depois uma breve prece. Logo em seguida o palestrante fala de 45 à 60 minutos sobre um tema do evangelho à luz do Espiritismo.
Ao findar o coordenador da os avisos finais desejando uma boa semana a todos. Após os passes é oferecido um lanche cujo produto é revertido para a manutenção do centro espírita.
As reuniões doutrinárias são geralmente a porta de entrada das pessoas que chegam pela primeira vez ao centro espírita. Por isso os temas desenvolvidos são abrangentes e consoladores abrindo espaço para que o neófito penetre mais a fundo nos princípios doutrinários.
Para manter a qualidade das reuniões é feito anualmente uma reunião de avaliação dos palestrantes para que as técnicas de retórica bem tanto quanto o conteúdo das palestras sejam analizadas garantindo o bom desempenho do departamento doutrinário.
-
Reunião do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)
Esta reunião tem por objetivo ensinar os princípios básicos do Espiritismo de uma forma metódica e contínua.
É constituída de um Coordenador e estudantes-participantes. São utilizada técnicas e dinâmicas de grupo. No ESDE é utilizado principalmente as obras básicas do Espiritismo (Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e O Inferno e a Gênese) e também obras subsidiárias tanta as clássicas como as modernas.
Ao contrário da Reunião Doutrinária, os participantes tem uma parte ativa no estudo formulando opiniões e apresentando-as de forma que dá prova do conteúdo aprendido.