Departamento Doutrinário

Departamento Doutrinário de um Centro Espírita está divido em diferentes partes à seguir

  • Reunião Doutrinária

Reunião basilar de um Centro Espírita é constituída de um Coordernador, Palestrantes e Passistas. A reunião inicia com a palestra que tem por objetivo consolar e instruir os participantes. No término da reunião é oferecido o passe facultativo.

O Coordenador abre a reunião dando as boas vindas pedindo para que pessoas adrede estabelecidas façam a leitura inicial e depois uma breve prece. Logo em seguida o  palestrante fala de 45 à 60 minutos sobre um tema do evangelho  à luz do Espiritismo.

Ao findar o coordenador da os avisos finais desejando uma boa semana a todos. Após os passes é oferecido um lanche cujo produto é revertido para a manutenção do centro espírita.

As reuniões doutrinárias são geralmente a porta de entrada das pessoas que chegam pela primeira vez ao centro espírita. Por isso os temas desenvolvidos são abrangentes e consoladores abrindo espaço para que o neófito penetre mais a fundo nos princípios doutrinários.

Para manter a qualidade das reuniões é feito anualmente uma reunião de avaliação dos palestrantes para que as técnicas de retórica bem tanto quanto o conteúdo das palestras sejam analizadas garantindo o bom desempenho do departamento doutrinário.

  • Reunião do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)

Esta reunião tem por objetivo ensinar os princípios básicos do Espiritismo de uma forma metódica e contínua.

É constituída de um Coordenador e estudantes-participantes. São utilizada técnicas e dinâmicas de grupo. No ESDE é utilizado principalmente as obras básicas do Espiritismo (Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e O Inferno e a Gênese) e também obras subsidiárias tanta as clássicas como as modernas.

Ao contrário da Reunião Doutrinária, os participantes tem uma parte ativa no estudo formulando opiniões e apresentando-as de forma que dá prova do conteúdo aprendido.